NOTÍCIAS

Receba Nossas Novidades

Últimos Vídeos

14/08/2018

Ana Furtado, diagnosticada com câncer, está usando máscara em seu dia a dia. Entenda à importância:

Em março deste ano, a apresentadora Ana Furtado descobriu um câncer de mama em estágio inicial. Desde então, ela compartilha em suas redes sociais momentos do tratamento, sintomas e efeitos da quimioterapia. Ana, que continua se exercitando regularmente, tem publicado fotos e vídeos de sua rotina, dançando na academia, passeando, trabalhando e um detalhe marcante chamou a atenção: ela está usando máscara.


O uso do acessório é recomendado para pacientes em tratamento. O médico Rogério Fenile, membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, explicou o motivo: “A quimioterapia ataca diretamente a medula óssea, local onde o organismo produz as células sanguíneas. Durante o tratamento, há a queda dos glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo. Então, os pacientes ficam mais suscetíveis a infecções rotineiras, como o vírus da gripe“.


Dessa forma, a máscara é recomendada em lugares de grandes aglomerações de pessoas – principalmente no inverno quando o ar está mais seco e poluído. “Ela cria uma barreira de proteção ao paciente, dificultando a inalação de algum vírus ou partícula bacteriana pelas vias aéreas”, explica Rogério.


O médico ainda alerta que não há restrição à atividade física para quem está em tratamento ao câncer. “O que acontece é que, muitas vezes, dois ou três dias após a sessão de quimioterapia, o paciente fica mais indisposto, mas o exercício é altamente recomendado no intervalo delas. Sempre, é claro, acompanhado por profissionais”.



Retirado do site: https://boaforma.abril.com.br/celebridades [atualizado]