NOTÍCIAS

Receba Nossas Novidades

Últimos Vídeos

30/10/2018

Exame de imagem reduz até 30% mortes por câncer de mama

Tecnólogo em radiologia possui papel importante na realização da mamografia


     Aos 18 anos, Ana Carolina Mantovani de Almeida, estuda no 2º termo do curso superior de tecnologia em Radiologia da Unoeste. Mesmo no início da graduação, a jovem está bem animada e já conseguiu estágio remunerado na área. “Sempre quis fazer algo que estivesse ligado à saúde e, por meio das vivências acadêmicas, me apaixonei pelo curso”. E as expectativas da estudante não param por ai, pois ela pretende aprofundar os conhecimentos e conhecer mais opções de atuação, por meio da 13ª Semana de Radiologia da universidade (24 à 28 de Setembro).


 

Dr. Fernando Antonio Mourão Valejo ministrou palestra sobre a mamografia na abertura da 13ª Semana de Radiologia da Unoeste


     Durante a solenidade de abertura, realizada no Teatro César Cava, campus I, o Quinteto Descompasso animou a plateia com várias músicas tocadas no saxofone. Em seguida, o docente do curso de Medicina da instituição e responsável pelo setor de mastologia do Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente, Dr. Fernando Antonio Mourão Valejo, falou sobre a mamografia. “Esse procedimento é um dos principais exames de diagnóstico por imagem, capaz de detectar os sinais precoces do câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres”, explica.

 

     Dentre as suas abordagens, ele apresentou detalhes relacionados à mamografia e destacou a sua importância para a saúde feminina. “Esse exame reduz em aproximadamente 30%, o risco de morte por câncer de mama, ou seja, pessoas que não fazem a mamografia têm mais chances de morrer em decorrência desta doença”.

 

     Valejo lembrou que, o rastreamento mamográfico anual deve ser feito a partir dos 40 anos de idade e que o profissional da radiologia possui um papel relevante no procedimento. “A maneira de como o exame é feito, faz uma diferença muito grande aos médicos e pacientes. Sendo assim, é fundamental durante a aquisição da imagem levar em conta aspectos de como a mama é exposta ou comprimida. Isso tem um grande peso”.

 

     Ricardo Ferreira Fernandes Belloto, 38, estava entre as dezenas de acadêmicos da plateia que assistiram à palestra. No 4º termo de Radiologia, ele conta que a flexibilidade de atuação foi um dos motivos que levaram à escolha pela graduação. “Posso trabalhar tanto na saúde, quanto na indústria”, pontua o estudante que declara ter participado de outras edições do evento. “Em ações como essa ficamos por dentro do que há de mais atual na área, além de complementar o que vimos em sala de aula. É uma experiência motivadora”, finaliza.

 

     De acordo com o coordenador de Radiologia, Dr. Vitor José Bazzo, a 13ª edição da semana tem como temática “O tecnólogo em radiologia frente aos desafios da profissão e diversas áreas de atuação”. Segundo ele, a iniciativa é vista como um acontecimento muito importante não só pelas abordagens, mas por sua consolidação como o maior evento da área da região. “Contamos com alunos, profissionais, egressos, pós-graduandos e estudantes de outros cursos que buscam na universidade assuntos ligados aos avanços tecnológicos da radiologia”.

 

     Bazzo acrescenta que, neste ano, o evento possui característica filantrópica. “O Quinteto Descompasso realizou uma apresentação musical gratuita para nós e, em contrapartida, arrecadamos entre os participantes da semana, materiais de higiene pessoal, que serão doados ao Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP)”.

 

Fonte: segs.com.br/saude