NOTÍCIAS

Receba Nossas Novidades

Últimos Vídeos

17/06/2019

Clube da Mama discute trabalhos apresentados na ASCO 2019

   A 4ª edição do Clube da Mama, realizada dia 11 de junho, às 19h, no auditório do Sicoob, discutiu os principais trabalhos que podem mudar a prática clínica apresentados na Annual Meeting of the American Society of Clinical Oncology 2019 (ASCO) – Chicago, EUA. Para enriquecer os debates, estiveram presentes o mastologista  Ruffo de Freitas Júnior e o oncologista clínico Uirá Resende.

   Segundo o Dr. Ruffo, a 55ª edição da ASCO  abordou  : “A paciente hoje recebe tratamento individualizado , o que serve para uma pode não fazer o mesmo efeito na outra. Isso acontece porque os tumores são diferentes e têm suas especificidades. Desse modo, há inúmeras possibilidades de tratamento”.

   Dr Ruffo ressaltou também que os avanços têm buscado reduzir tratamentos agressivos, incluindo novas abordagens de de quimioterapia e radioterapia. “Hoje vemos o crescimento da terapia biológica e radioterapia intraoperatória. Essa evolução oportuniza o mesmo benefício e a mesma segurança para o tratamento oncológico com redução dos efeitos colaterais”, salienta o Dr. Ruffo.


Conhecimento compartilhado 

   Para o mastologista Dr. Frank Lane Braga Rodrigues, o Clube da Mama é uma oportunidade ímpar para se discutir temas atuais. “Não é em todo lugar que você consegue reunir esse público para falar de assuntos de nível internacional. O valor que este evento agrega a todos os profissionais é algo incrível e invejável”.

   Conforme assegura o oncologista clínico Dr. Uirá Resende, o Clube da Mama veio para unificar as condutas e melhorar a qualidade do tratamento e, consequentemente, o bem-estar das pacientes. Segundo ele, a discussão entre diversas especialidades fomenta o conhecimento. “Temos a presença de fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e vários colegas de diferentes especialidades .Todos têm a oportunidade de opinar sobre o tema. Com isso, conseguimos melhorar a qualidade de tratamento e, para isso, o custo agregado para a unidade de saúde ou paciente chega a ser irrisória”, comenta. O médico almeja que as próximas gestões deem continuidade ao Clube da Mama pois, para ele, essa iniciativa tem feito toda a diferença para os médicos e pacientes.

   A próxima edição do Clube da Mama será realizada dia 21 de agosto, a  partir das 19h, no auditório do Sicoob.


Veja as fotos em nossa Galeria!