NOTÍCIAS

Receba Nossas Novidades

Últimos Vídeos

01/03/2013

Ações essencias na luta contra o câncer de mama


2ª Jornada Goiana de Mastologia tem como objetivo qualificar os médicos e ampliar a rede de assistência à saúde feminina no Estado 
 
 
Por Juarez Antônio de Sousa | Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás
 
 
 
 
Nós mastologistas nos empenhamos diariamente para auxiliar as mulheres a se prevenirem e a se tratarem do câncer da mama, que é o tipo de câncer que mais as acomete em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Nos empenhamos em divulgar a importância da mamografia anual após os 40 anos – em caso de antecedentes familiares, acima dos 30 anos – que é uma forma de prevenção, que também permite o diagnóstico precoce, quando a mulher já foi atingida pela doença, facilitando a escolha do melhor tratamento que assegurará uma sobrevida longe dos riscos de uma recidiva da doença. 
 
E é justamente por ter esta grande responsabilidade de lidar com as dores, os medos, as inseguranças e as esperanças das vidas humanas que os médicos precisam estar sempre atentos às novidades científicas e tecnológicas da medicina. Consciente desta necessidade, a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás e a Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia promovem a 2ª Jornada Goiana de Mastologia, atualmente o maior evento regional da área, que tem como objetivo qualificar e ampliar a assistência à saúde feminina em Goiás. 
 
No dia 2 de março especialistas goianos terão a oportunidade de ouvir palestrantes renomados discorrendo sobre atualização e novidades no câncer de mama; retirada de glândula mamária devido ao câncer de mama e posterior reconstrução com próteses ou expansores; reconstrução mamária após mastectomia parcial; reconstrução com retalhos miocutâneos; e ainda as formas de tratamento para dores mamárias que não estão relacionadas ao câncer de mama, podendo ser causadas por cistos e nódulos benignos. 
 
A mulher costuma ser o pilar de uma família, aquela que se preocupa e zela pelo bem estar dos entes queridos. Mas, para cuidar dos outros, é preciso estar com saúde. Assim, são essenciais  algumas dicas de meios para se prevenir desta doença. Entre as razões da incidência ter aumentado estão a gravidez tardia e menor tempo de amamentação. Como estes fatores fazem parte das conquistas femininas ligadas à cidadania e emancipação, é importante batalhar para controlar outros aspectos: o peso,  mantendo uma dieta saudável e equilibrada; consumir menos bebida alcoólica e evitar o tabagismo, já que a obesidade, alimentos industrializados, o tabaco e o álcool têm se comprovado fatores de risco para o surgimento da doença. 
 
Existem também os elementos genéticos, presentes em mulheres que tiveram a primeira menstruação antes dos 10 anos, aquelas que entraram na menopausa após os 55 anos e os fatores extrínseco, naquelas que passaram por terapia de reposição hormonal pós-menopausa por mais de 10 anos, ou mesmo quem passou por radioterapia antes dos 40 anos. Vale lembrar que se a mulher tem casos na família de câncer de mama, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos, podem indicar predisposição genética. Quando é esta a situação, o acompanhamento médico deve começar o quanto antes e ser o mais constante possível. 
 
Consciente de todos estes aspectos, a mulher que se vir atingida por um câncer de mama poderá enfrentar com mais naturalidade a doença, acompanhada por um mastologista de sua confiança. Neste contexto, o apoio familiar é fundamental e o auxílio psicológico especializado pode completar este tripé, trazendo segurança e conforto emocional, fazendo com que esta seja apenas mais uma página da vida e se acaso houver cicatrizes que estas não sejam na alma.