NOTÍCIAS

Receba Nossas Novidades

Últimos Vídeos

22/06/2018

BBCS: O maior evento de pesquisa em câncer de mama do Brasil

     Depois de sete anos realizando o Goiânia Breast Cancer Symposium, em 2018, a comissão organizadora sentiu necessidade de expandir o evento, o que começou pela mudança de nome, que passou a ser denominado Brazilian Breast Cancer Symposium. Além disso, com a intenção de propiciar um clima ainda mais acolhedor e focado no evento, este ano ele foi sediado na cidade de Pirenópolis, cidade do interior goiano, Patrimônio Cultural da Humanidade. “A essência do BBCS continuou a mesma, ou seja, estimular a produção científica em todos os aspectos relacionados ao câncer de mama”, afirma o presidente do evento, Dr. Ruffo de Freitas Júnior. De acordo com opiniões de participantes ouvidos durante o evento, esta foi uma decisão acertada, que proporcionou maior interação e a oportunidade dos especialistas estarem totalmente dedicados ao evento.

     Trazemos alguns números para situar o BBCS 2018: o evento contou com cerca de 500 participantes (entre mastologistas, oncologistas e radioterapeutas), congressistas de 19 estados brasileiros, mais de 100 palestras (contando com sete especialistas estrangeiros), oito workshops, 15 trabalhos na categoria "Apresentação Oral" e 143 trabalhos na categoria "Pôster". Os trabalhos versaram a respeito do desenvolvimento contra o câncer de mama, que vão desde um anticorpo monoclonal contra o Lewis Y; passando por análises estatísticas sobre o risco cardiovascular para o câncer de mama; a epidemiologia do câncer de mama no homem, e também a busca por soluções no tratamento do câncer de mama triplo negativo. “A constante luta por um diagnóstico mais adequado nos permitirá discutir sobre novas estratégias em qualidade do diagnóstico e da mamografia. Em relação ao tratamento loco regional, o uso mais comedido e adequado da radioterapia e da terapia sistêmica foram temas constantes do BBCS 2018”, comentou Dr. Ruffo Júnior.

     O vencedor do Prêmio Brazilian Breast Cancer Symposium deste ano foi o Professor Doutor Luiz Henrique Gebrim, pela sua luta constante, buscando soluções científicas e estruturando de maneira adequada e compreensiva formas organizadas dentro do Sistema Único de Saúde para o acesso da população aos tratamentos disponíveis. Já a nominação do Prêmio Maria Antonieta Regal Dutra foi outorgado à senadora Ana Amélia Lemos, em decorrência de sua luta para que as mulheres portadoras do câncer de mama menos favorecidas tenham acesso à medicação oral.

    Nos prêmios dispensados na categoria "Apresentação Oral", o intitulado Prêmio Professor José Aristodemo Pinotti, foi destinado à Dra. Laura Testa, pelo trabalho “Phase II clinical trial, testing the efficacy of a humanized monoclonal antibody against the Lewis-Y antigen (Le y)” (Ensaio clínico de fase II, testando a eficácia de um anticorpo monoclonal humanizado contra o antigénio Lewis-Y (Le y)”; o intitulado Prêmio Professor Carlos Inácio de Paula, foi para o Dr. Gustavo Nader Marta, pelo estudo “Analysis of boost volume definition in radiation therapy for conservative breast surgery” (Análise da definição de volume boost em radioterapia para cirurgia conservadora de mama);  o Prêmio Unicentro Brasileira foi para o Dr. Leonardo Ribeiro Soares pelo trabalho “Clinical quality control of mammograms evaluated in a Brazilian tertiary hospital” (Controle clínico de qualidade de mamografias avaliadas em um hospital terciário brasileiro), e um dos prêmios que assegura uma inscrição na Jornada Paulista de Mastologia 2018, foi para o Dr. Daniel de Araújo Buttros, que apresentou o trabalho “High Risk for Cardiovascular Disease in Postmenopausal Breast Cancer Survivors” (Alto Risco para Doença Cardiovascular em Sobreviventes de Câncer de Mama na Pós-Menopausa). Para citar apenas alguns dos 19 trabalhos premiados.


Vejam algumas imagens deste lindo evento:


New Gallery 2018/6/22
2 of 7