NOTÍCIAS

Receba Nossas Novidades

Últimos Vídeos

08/08/2019

SBM-GO apoia “Agosto Dourado”

   Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OSM), a amamentação pode evitar mais de 823 mil mortes no mundo. No entanto, no Brasil os índices continuam abaixo do ideal. Somente 40% dos bebês são amamentados exclusivamente em seio materno até 6 meses e 45% das crianças até os 2 anos. 

   Para incentivar, estimular e conscientizar as mães e toda a sociedade sobre os benefícios e a importância da amamentação nos primeiros meses de vida, é celebrada anualmente, de 1º a 7 de agosto, a Semana do Aleitamento Materno (SMAM). A data foi oficialmente estabelecida pela OMS e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 1992.

   Em 2017, indo ao encontro do que preconiza a OMS e o Unicef, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou a campanha “Agosto Dourado”, que neste ano tem como slogan “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro!” A Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Goiás (SBM-GO) se sensibiliza com este gesto e apoia inteiramente a campanha.

   O aleitamento materno previne várias doenças, promove o desenvolvimento e, ainda, estabelece o elo entre a mãe e o bebê. Por isso, é recomendável que o recém-nascido seja amamentado exclusivamente com o leite materno até os seis meses. Após esse período, até os dois anos de idade, o leite deve ser um alimento complementar. Diferente dos leites industrializados, o leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açucares e água que uma criança necessita.