NOTÍCIAS

Receba Nossas Novidades

Últimos Vídeos

02/10/2019

Matriz de Competências na Residência Médica em Mastologia é aprovada

A Comissão Nacional de Residência Médica aprovou nessa segunda-feira (23/09), em Brasília, a Matriz de Competências na Residência Médica em Mastologia. Baseada na taxonomia de Bloom e com objetivos educacionais, a Matriz da Mastologia foi elaborada pela Comissão de Residência Médica e amplamente discutida com as diversas comissões da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

Para Annamaria Massahud, do Departamento de Residência Médica da SBM, essa é uma importante ferramenta que reúne e organiza as competências necessárias para o desempenho da função. “Desta forma também será possível avaliar quais conhecimentos, habilidades e atitudes deverão ser adquiridas por meio do programa de residência ao final de cada ano cursado”, explica ela.

A fim de orientar o desenvolvimento dos programas de forma constante, a matriz precisa considerar a incorporação de novas tecnologias, novas aplicações técnicas e também de novas abordagens, resultando numa adequação e atualização dos programas de formação.

Assim, constam da Matriz da Mastologia desde aspectos de avaliação do paciente, as diversas modalidades de tratamento, inclusive o minimamente invasivo, o conhecimento genético, o de cirurgia mamária reparadora e estética, até as habilidades em cuidados paliativos.

Anualmente, dentre os 26 mil médicos que concluem residência por ano no Brasil, cerca de 90 são em Mastologia. E é pela importância que esses especialistas representam para a saúde em nosso País que a SBM se orgulha em apresentar nessa oportunidade uma matriz moderna e que espelha a nossa expectativa em aprimorar o conhecimento.

Fonte: SBM