NOTÍCIAS

Receba Nossas Novidades

Últimos Vídeos

27/02/2013

2ª Jornada Goiana de Mastologia acontece no Cremego

 

Informações da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Goiás 

 

A PUC Goiás foi convidada a participar da 2ª Jornada Goiana de Mastologia que acontece dia 2 de março, às 8 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), localizado na Rua T-27, n° 148, Setor Bueno. A Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Goiás (SBM-GO), em parceria com a Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia (SGGO), promovem o evento. 


A programação abrange os principais assuntos do dia a dia de um consultório de mastologia, como tratamento de dores mamárias, cistos e nódulos benignos; atualização e novidades no câncer de mama; retirada de glândula mamária devido ao câncer de mama e posterior reconstrução com próteses ou expansores; reconstrução mamária após mastectomia parcial; reconstrução com retalhos miocutâneos; dentre outros temas relevantes.

O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás, Juarez Antônio de Sousa, frisa que o câncer de mama deve ser um dos pontos centrais da preocupação da saúde feminina, já que é uma doença grave que, se descoberta tardiamente, pode levar à morte. “Como estamos próximos ao Dia Internacional da Mulher, que é uma data que marca a luta das mulheres por emancipação e por melhores condições de vida, é importante lembrar que a prevenção ao câncer de mama deve fazer parte dessa batalha cotidiana”, ressalta.

No Brasil, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indicam que o câncer de mama será responsável por 52.680 novos casos até o fim do ano. “A incidência vem aumentando nos últimos anos e, entre as razões, está o fato das mulheres engravidarem mais tarde e amamentarem menos. Além disso, tendem a ter maior índice de obesidade, ingerem mais bebida alcoólica e consomem mais alimentos industrializados”, aponta o mastologista. 


Segundo Juarez, é preciso se atentar também para aspectos hormonais, genéticos e idade, já que alguns fatores são determinantes para o surgimento da doença. “Correm mais risco de desenvolver câncer de mama, mulheres que tiveram a primeira menstruação antes dos 10 anos, aquelas que entraram na menopausa após os 55 anos, quem teve a primeira gravidez após os 35 anos, aquelas que passaram por terapia de reposição hormonal pós-menopausa por mais de cinco anos, ou mesmo quem passou por radioterapia antes dos 40 anos. Vale lembrar que histórico familiar, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos, podem indicar predisposição genética”, detalha.

 

Fonte: PUC notícias _http://noticias.pucgoias.edu.br/index.php/component/k2/item/2444-2%C2%AA-jornada-goiana-de-mastologia-acontece-no-cremego