NOTÍCIAS

Receba Nossas Novidades

Últimos Vídeos

11/03/2016

Dia Internacional da Mulher, com saúde!

Por Antônio Eduardo Rezende de Carvalho, Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás


   E começou mais um ano. Como bons brasileiros que somos, continuamos vivendo de esperança. O Brasil passou pelo Carnaval no mês de fevereiro quando, neste mesmo mês, comemoramos no dia 05, o dia do Médico Mastologista.E chegou março, quando temos no dia 08 o já consagrado Dia Internacional da Mulher.


   A doce mulher que carrega consigo toda delicadeza e beldade de um ser humano que é multi; digo assim, pois tem um acúmulo de funções: mãe, dona de casa, trabalhadora, esposa, filha, amiga e etc. E é esta mulher, no seu dia internacional, que não pode se esquecer da sua saúde, sendo minha função trazer um alerta constante.


   O câncer de mama é um tumor maligno formado pela multiplicação desordenada de células presentes no corpo humano. É a segunda maior causa de morte da mulher brasileira. São mais de 57 mil novos casos a cada ano no país, com aproximadamente 12 mil mortes.


Mais de 30% dos tumores são descobertos em estágio avançado, o que diminuem as chances da paciente na luta contra a doença. Quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura podem chegar a 95% pois um tumor leva, em média, 10 anos para alcançar 1cm, porém a cada seis meses dobra de tamanho.


   Por isso, a prevenção é o melhor caminho para evitar a descoberta num estágio avançado. Dessa forma, é preciso visitar o mastologista regularmente para um acompanhamento profissional, realizando os exames preventivos e, por meio dele, obter informações para uma vida mais equilibrada, com alimentação saudável, prática de exercícios etc.


Que todas as mulheres brasileiras tenham não só um dia feliz e com saúde, mas uma vida inteira repleta de amor, paz e esperança. Cuidando não só dos que estão ao seu redor, mas de si mesma com a mesma atenção.