NOTÍCIAS

Receba Nossas Novidades

Últimos Vídeos

23/10/2017

Não tenha mais dúvidas sobre o Outubro Rosa

     Ainda tem dúvidas sobre o Outubro Rosa? não tem problema a falta de informação sobre assuntos relacionados sobre o câncer de mama é comum, o outubro rosa é uma inciativa justamente para difundir informação e incentivar a prevenção da doença em todo mundo. A iniciativa teve iniciou nos EUA , foi percebido que vários estados tinham ações contra o câncer de mama isoladamente um dos outros, o qual aos poucos foi se tornando uma inciativa global. O simbolo do laço rosa foi primeira usado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure , que distribuiu uma fita para os participantes da corrida pela cura em 1990.

     Para ajudar a tirar dúvidas a presidente da sociedade Brasileira de Mastologia em Goiás, a Dra Rosemar Macedo de Souza Rahal, esteve no programa Bom dia Goiás (TV Anhanguera) no dia seis de outubro durante o quadro "Bom dia responde".durante o programa foi abordado o assunto que muita das vezes as mortes por câncer de mama tem um índice alto por que a mamografia, o principal exame para diagnóstico de câncer de mama, não é realizada como deveria. embora em Goiás tenha o número de Mastologistas e de mamógrafos que podem realizar o exame para toda a população, o numero de exames ainda é insuficiente para o estado.

     Foram confirmados pela secretária de saúde que existem 94 maquinas em todo o estado, que no ultimo ano produziram 73 mil exames de mamografia, porem esse número não chega nem perto do potencial verdadeiro das maquinas. Muitas vezes a burocracia atrapalha nesse quesito, pois entre realizar uma mamografia , a biopsia do seio e suscetivamente mais exames de confirmação há um intervalo de meses, como indica casos relatados pela paciente, e isso se deve por causa de uma falha no nosso sistema de saúde.

     O câncer de mama é uma doença séria que afeta milhares de mulheres durante todos os anos, como qualquer tipo de câncer o tratamento é duro , porem se diagnosticado com tempo a expectativa de vida da pessoa pode melhorar significantemente, esse é o  principal objetivo da SBM.

      Se quiser saber mais sobre o outubro rosa ou tem alguma dúvida sobre o câncer de mama, acompanhe a matéria com a Dra Rosemar nos links abaixo a:

Parte 1

Parte 2

Parte 3